Dunga herói: o gênio tático de alma lavada

Dunga conversa com os jogadores do Brasil restando 1 minuto para o bronze. (Foto: Terra)

Quando Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, assumiu o comando da Seleção Brasileira no dia 24 de julho de 2006, poucos acreditavam que o futebol brasileiro poderia colher frutos tão carnosos em tão pouco tempo. Na estréia como técnico canarinho – um empate em 1 a 1 diante da Noruega – ele anunciava que no comando do time agora estava alguém abençoadamente contido.

Galvão Bueno já disse milhares de vezes que a Seleção tem 180 milhões de treinadores, mas a verdade é que poucos conseguem tornar bronzeadamente limitados os melhores jogadores do mundo. Dunga é um desses técnicos predestinados, de pulso firme com suas convicções. Um homem que acaba de entrar para a história do esporte nacional, consagrado com o Bronze olímpico no peito e líder de uma geração de medalhistas que não esqueceremos jamais.

A vitória arrasadora diante da Bélgica na manhã de hoje teve um sabor duplo: além do sétimo bronze brasileiro garantido, Dunga e seus garotos de Bronze deram um tapa na cara dos argentinos, que terão o fardo de brigar diante de nigerianos em uma final pouco expressiva.

O bom futebol apresentado hoje, mais do que simplesmente garantir o terceiro lugar, mostrou o controle que o time brasileiro teve no duelo diante dos hermanos, quando soube parecer desconectado desde o goleiro até o atacante banheirista. O Brasil mostrou que o caminho do bronze não passa pelas jogadas bem articuladas do ataque argentino. Para o bronze, amigos, é preciso muito mais do que isso.

Os jogadores brasileiros voltam para casa (Europa) de ego inflado, respaldados por um treinador agora sim campeão. A imagem de Dunga levantando a Copa do Mundo em 1994 ficará para trás. O olhar compenetrado do comandante observando a comemoração argentina será o símbolo dessa geração. Uma imagem para abrir e fechar a retrospectiva global de 2008. Parabéns, Dunga! Jamais ousaremos contestar o seu trabalho novamente. Volte para casa em paz, herói!

Anúncios

38 Respostas to “Dunga herói: o gênio tático de alma lavada”

  1. Ernane Says:

    Proezas assim me deixam sem palavras

  2. André Luiz Says:

    Para os que só criticam o técnico da seleção brasileira de futebol, aí está uma prova de toda a sua luta para presentear os brasileiros com esse título. Dunga, você está de parabéns!

  3. André Luiz Says:

    Esse time só me traz alegrias!

  4. Tropecei Says:

    Resultado de anos de trabalho numa mina de bronze.

  5. Fernando Says:

    pior do que escutar o galvão dizendo que a Seleção tem 180 milhões de treinadores, é escutar esses toscos do SporTV falando que a china tem a maior torcida do mundo.

    tománocu viu!? ainda bem que ta acabando essa porcaria. só sinto porque o bronzebrasil deve ter que encerrar suas atividades, nesta entresafra.

    mas quem sabe “a gente” não pesque um terceirão na eliminatória e outro na copa né? não tem assim o glamour de um bronze, mas…

  6. Ernane Says:

    O Dunga parece estar indicando que a seleção mesmo com essa campanha genial ganhará apenas um bronze e não 18 . Que pena
    que atletas poucos expressivos como Phelps, que ganhou oito ouros, tenham tantas medalhas e para uma façanha dessas tais a de Dunga sejam premiada apenas com um bronze no quadro de medalhas para todos.

  7. Epaminondas Nogueira Says:

    Parabéns Dunga!

    é um orgulho ver um grupo atingindo um objetivo que vinha sido almejado a tanto tempo… o tão esperado ***Bronze Olímpico***

    Nas últimas Olimpíadas que a nossa gloriosa seleção participou, 1996 em Atlanta e 2000 em Sydney, a classificação para a final contra a Nigéria e posteriormente a eliminação da corrida pelo bronze para Camarões, trouxeram um ar de dúvida quanto ao sonho não atingido.

    Hoje podemos comemorar o resultado de anos de dedicação, principalmente por parte de 2 jogadores fundamentais para essa conquista:

    Ronaldinho: vuou em campo
    Diego: fez exibições de gala e carregou o time nas costas
    Dunga: sem palavras… simplismente um Gênio, um Herói nacional

    Aos nossos hermanos argentinos e nossos camaradas nigerianos, desculpem eu poder dizer isso… mas nós somos Bonze!!!

  8. AB Says:

    Genial. No fim das Olimpíadas, vocês podem tentar descobrir quanto o governo e a iniciativa privada injetaram de grana no esporte e nos últimos quatro anos e calcular quanto custou cada medalhinha de bronze dessas… Certamente será um negócio… da China, claro.

  9. André Delacalves Says:

    CAROS AMIGOS,

    ESSE BLOG ACABA DE SER ANUNCIADO COMO SUGESTÃO NO PROGRAMA TRANSAMÉRICA SPORTS AQUI DE CURITIBA, QUE É A MAIOR AUDIÊNCIA DE TODO O RÁDIO CURITIBANO. (MAIS DE 80% DOS RÁDIOS LIGADOS)

    O APRESENTADOR MARCELO FACHINELO ACABA DE SUGERIR A LEITURA DO BLOG PARA OS OUVINTES, AGORA, 18:38 DURANTE OS COMENTÁRIOS SOBRE AS OLIMPÍADAS

  10. Meu nome é BRONZE Says:

    Estava ouvindo o Transamérica Esportes e corri pro pc. Parabéns Dunga, sua entrevista ontem foi brilhante quando disse que pra atacar tem que defender, que todos os times do mundo fazem isso, parece, pra você, óbvio. hoje voce provou que tinha razão, não é fácil ser Bronze quando se pode ser Ouro, mas vc conseguiu.

  11. LeandroKezan Says:

    ISSO AIH BRONZIL…EH ASSIM Q C FAZ UM BRONZE OLÍMPICO….. COM UNS TROPEÇOS E ARRANHOES….. MAS…. EH ASSIM Q SE CONSEGUE ALGO NA VIDA…. OBRIGADO…. ESSE EH O PAÍS DO FUTEBOL MESMO…. GENIAL

  12. O dono da zona Says:

    EEEEUUUU, SOU BRONZILEIROOO, COM MUITORGULHOOOO..COM MUITAMORRRRR…OOOORRR

  13. Cleyton Says:

    Brother, tu é simplesmente o maior e melhor jornalista dessas Olimpíadas. O teu blog é simplesmente sensacional e o teu texto acumularia seguidos bronzes!
    Fenomenal.
    Faça dessa iniciativa um blog, site ou portal permanente!
    Sucesso!

  14. Botelho Says:

    hahaha. Muito bom! Sou brasileiro e não desisto nunca….

  15. Deivison Zotino Says:

    E que venha Londres! Com certeza o bronze de 2012 será com ainda mais glória!

    o/

  16. Jesus Says:

    Não só na cara dos argentinos que Dunga deu bolacha. Uma notícia do Terra me informa que o bronze deixou nosso herói meio transtornado. Diz a reportagem que o nosso técnico se esbofeteava ao mesmo tempo que repetia: “Tenho cara de homem”. (!?)

    ó, o link: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3125954-EI10378,00-Dunga+da+tapas+na+propria+cara+e+desabafa.html

  17. TERCEIRO Says:

    GOSTARIA AQUI DE DEIXAR COMO SUGESTÃO PARA TRILHA SONORA DO BLOG A MUSICA “TERCEIRO” DO ULTRAGE A RIGOR. (TEEEER CE E EROOO…UOBAAA, LEMBRAM?)

  18. Jesus Says:

    Taí uma bela sugestão. Como é que ninguém tinha pensado nisso antes é o que eu me pergunto todos os dias de manhã.

  19. Meu nome é BRONZE Says:

    Dunga sai tão feliz que afirma “tenho cara de homem” enquante se esbofeteia, também ganhando bronze é muita emoção!

  20. Dino Says:

    Os hermanos aprenderam… depois de perder a chance do bronze no futebol, hj ganahram o bronze com as gostosas das Leonas e disputaram o bronze perdido em Atenas no basquete… Cuidado naopodemos perder pra eles em bronze…

  21. Jorge Says:

    Tenho que agradecer ao meu pai por ter me feito Brasileiro (infelizmente minha mae e gringa). Aqui na Inglaterra, assisti o jogo contra a Belgica com lagrimas nos olhos. Nunca tinha tido emocao tamanha. Ver o fantastico Jo marcando um ‘brace’ (como eles chamam dois gols numa mesma partida aqui) justamente na decisao do bronze olimpico. Vou ter que trocar de time e comecar a torcer pelo Man City depois dos gols do Jo. Obrigado, Dunga! Voce me fez o imigrante mais feliz na Inglaterra, hoje! Nos todos saberemos perdoa-lo pelo vice campeonato em 1998 e pela vitoria contra a Italia em 94. Amanha poderei ir ao Reading festival com minha camisa do Brasil, estufar o peito e dizer com orgulho: We are bronze in the olympic football! Caramba! Nunca pensei que isso fosse possivel. Sonhos realmente podem se tornar realidade! Acreditem!

  22. Jorge Says:

    O Dino tem toda a razao. Temos que conseguir uma ou outra medalhina de bronze para evitar o vexame de perdermos para los hermanos. Os incompetentes Bernardinho e Ze Roberto tinham que estragar tudo e vencer as semis. Que droga! O mesmo para Marta e Cristiane – pra que jogar tudo aquilo contra as alemas? Elas estavam indo tao bem. 1 a 0. 40 do primeiro tempo, sendo dominadas… Pra que fazer aquele gol? Ai, as alemas viram a chance do bronze nas maos e pronto. Que droga!

  23. J.Eduardo Says:

    Que show da seleção!!!!.
    Um tapa na cara daqueles que não tem competência para administrar suas energias e seu ímpeto e fazer menos do que pode.
    É assim que se faz Maurren, Cielo e pessoal do volei. Aprendam !!!!

  24. Daniel Bezerra Says:

    Realmente temos que parabenizar nosso ilustree treinador,por apenas mais umaa glórias de tantas que viram.Esse timee de futebol foi o ORGULHO das olimpiadas,agora é manter o trabalho sério e para ser 3 lugar nas eliminatórias da copa e paraa enfim conseguir o terceiro lugar na copa de 2010,que vai ser o auge do nosso futebol!,isso certamente com o comando do nosso querido ilustrissimo treinador e grande mestre do futebol Dunga.

    Sem mais.

  25. ****eL cOrNeTeIrO**** Says:

    Preferia a prata!!!

  26. Blá blá Gol Says:

    É uma pena que brasileiro tem memória curta.
    Esse Dunga é um DESGRAÇADO.

    Agora posa de herói.

    Pode um bronze hoje, conquistado graças a Ronaldinho Gaúcho que se preparou adequadamente sem treinar, sem jogar e brigando com seu clube para poder defender a Seleção com aquela forma de jogadores de voley cubana ser creditado a Dunga.

    Este mesmo Dunga que fingem esquecer ter no currículo a vergonhosa medalha de prata nos Jogos de Los Angeles em 84?
    http://pequim.espn.com.br/espn/site/olimpiadas/historiaolimpiadas/losangeles1984/

  27. talyta Says:

    essa seleção é o orgulho do nosso país q venha a 3° colocação (bronze) na COPA DO MUNDO EM 2010…QUE VENHAM OS BRONZES

  28. Bruno Says:

    Se redimiu da famigerada prata de 84!

    Ps: Pqp esse blog vicia, me peguei torcendo de verdade para o bronze hj!

  29. leo Says:

    Ganhar o bronze no futebol eh o momento mais feliz, de consagracao, e q possibilita o fenomeno da “Chuva de Bronze”, onde sao distribuidas mais de 20 medalhas cor de barro, entre titulares, reservas e comissao tecnica. Imagina um mar de bronze se houvesse uma dobradinha entre masculino e feminino ? Seria muita emocao pra o meu coracao.

  30. joão Says:

    abençoadamente contido… genial

  31. DVS Says:

    O homem , o mito a lenda … quando assumiu a seleção no referido mês do ano de 2006 , desacreditado por nunca jamais ter estado a frente nem sequer do asa de arapiraca , Dunga era até então uma incógnita, mas as sucessivas convocações geniais aliada a uma noção tática inconcebíveis para treinadores com sua pouca experiência , foram logo mostrando que esse era o homem (…) e quando recentementte logo depois de ganhar a mais difícil competição do planeta (copa américa), quiçá do universo , veio obtendo resultados pífios , jamais poderíamos imaginar que Dunga o gênio , tinha tudo planejado em sua mente brilhante , a idéia era fixa, Bronze na China , como agora nos desculpar desse homem gente ?! que traz em sua bagagem essa conquista que só mesmo grandes heróis podem alcançar … a minha gente , como conseguimos ser tão injustos antes ? somos imediatistas e não tivemos paciência para esperar o grande trunfo deste que agora bate na cara e diz ” sou homem , tenho cara de homem …” (sic) mais uma vez teremos que engolir o prodígio de Zagallo e parabenizar a CBF por acreditar nesse estrategista jamais valorizado por seu povo.

  32. Sérgio Wazowski Says:

    Parabéns ao Brasil!

    Graças ao Dunga conseguimos o Bronze, que certamente vale além do que a seleção brasileira de fubetol vale.

    “Prá frente Brasil, salve a seleção…”

  33. Quero um Bronze Says:

    “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor….” essa é a música desse blog. Parabéns. Esperamos Londres 2012.

  34. Wagner Says:

    Olha negocio é o seguinte q porra é éssa q essa talyta escreveu
    vai cata coquinho no asfalto garota vai joga praga de bronze la pra puta q pariu
    tomara q seja bronze na copa tambem ?????
    affff muito lol isso
    muito msm
    quem intende de futebol sabe q o brazil tremeu na frente da argentina
    jogaram como um bando de filho da mae de salto alto
    q axam q saum os caras
    e los ermanos mostraram q naum é asssim
    naum existe coisa pior do q perde pra argentina naum existe msm
    e tem genti ai parabenizando um bronze de merda
    de merda msm pra um time q tinha no nome ja um ouro de cabeça
    axo q foi muito vergonhoso eu parei de assistir o jogo
    parei msm pq akeles fdp naum tem amor na camisa bando de viado
    agora os fdp da globo fika falando valew valew
    o brazil naum tomou nem um gol até a intaum partida
    q q adianta naum toma nem um dai vai joga ka argentina toma logo 3
    e vergonhozamente batendo nos kara no fim do jogo atitude de juvenil
    pelo amor de deus sem comentarios isso sem comentarios msm
    na moral esse post ai pelo amor de deussssssssssss

  35. medalhista Says:

    Wagner: eu odeio a inclusão digital.

  36. luis Says:

    esse dunga é um filha da puta ele tinha q mexe nakele time mas a unica coisa ke ele mexeu foi a bunda e aboca

  37. Vinícius K-Max Says:

    Caramba, quanto leitor paraquedista! FORA PIRRALHADA CHORONA.
    Aqui é bronze na cabeça e ponto final!

  38. Anderson Says:

    Eu sou brasileiro e desisto na hora exata!
    Agora é torcer pro meu time conquistar o 3º lugar no brasileirão!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: